Início Distrito Federal Vila dos Campeões abre 2.370 vagas gratuitas em 12 esportes no DF
Distrito FederalEsportesItapoã

Vila dos Campeões abre 2.370 vagas gratuitas em 12 esportes no DF

13
Complexo esportivo em Brasília com quadras e campos para diversos esportes, representando vagas gratuitas na Vila dos Campeões no DF.

O projeto Vila dos Campeões, promovido pelo Instituto Capital em parceria com o Ministério do Esporte e a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, abriu 2.370 vagas gratuitas em 12 modalidades esportivas para crianças, adolescentes, adultos e idosos a partir de 7 anos na região leste do DF. As inscrições, exclusivas pela internet no site institutocapital.org.br, exigem RG, CPF e comprovante de residência e estão disponíveis desde 5 de janeiro de 2026 até 25 de janeiro ou até o esgotamento das vagas. As aulas iniciam em 26 de janeiro no Complexo JK, no Paranoá, com o objetivo de promover inclusão social, hábitos saudáveis e o desenvolvimento de novos talentos esportivos.

Detalhes das inscrições e benefícios

As inscrições para o Vila dos Campeões ocorrem unicamente online, facilitando o acesso para moradores do Paranoá, Itapoã e arredores. Os participantes recebem uniforme, material esportivo, lanche e apoio de professores qualificados, além de suporte pedagógico e social. As aulas, de 50 minutos, acontecem no contraturno ou noturno, adaptando-se à rotina dos inscritos.

Modalidades oferecidas e público-alvo

O projeto abrange 12 modalidades esportivas, incluindo futebol, futsal, vôlei, beach tennis, pilates, ginástica localizada, karatê e judô. Destinado a pessoas a partir de 7 anos, o Vila dos Campeões atende desde crianças até idosos, priorizando a região leste do Distrito Federal. Essa iniciativa busca afastar jovens de situações de risco, estimular a convivência comunitária e fomentar a formação cidadã por meio do esporte.

  • Futebol
  • Futsal
  • Vôlei
  • Beach tennis
  • Pilates
  • Ginástica localizada
  • Karatê
  • Judô

Declarações de representantes

O Vila dos Campeões vem para dar oportunidade para a nossa região, Paranoá, Itapoã e toda a região leste, oferecendo 12 modalidades de atividades físicas. Todo início de ano as pessoas falam que querem mudar de vida, começar uma atividade, e essa é a oportunidade. — Godofredo Gonçalves Filho

São 2.370 vagas e a prioridade é tirar essa galera das ruas e colocar para praticar esporte. Com treinamento de qualidade, quem sabe daqui não saem grandes atletas do futebol, do vôlei ou das lutas. Brasília sempre foi um celeiro de grandes atletas. — Godofredo Gonçalves Filho

Projetos dessa natureza dialogam com os objetivos da política pública de esporte do DF ao estimular a convivência comunitária e a formação cidadã por meio da prática esportiva. — Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal

Impacto e apoio institucional

Apoiado pelo Ministério do Esporte, o Vila dos Campeões representa o maior projeto do tipo no Distrito Federal, com ênfase na qualidade das aulas e dos materiais. A iniciativa contribui para o desenvolvimento físico e social, ocupando o tempo livre de forma positiva e possibilitando a descoberta de talentos. Godofredo Gonçalves Filho, presidente do Instituto Capital, destaca que o projeto fornece itens como kimonos e chuteiras, garantindo acessibilidade total.

Conteúdos relacionados

Incêndio em vegetação danifica oito carros em rua residencial de Vicente Pires, no DF, com chamas e fumaça.
Distrito FederalSegurança

Incêndio em vegetação danifica oito carros em Vicente Pires, no DF

Incêndio em vegetação no Setor Habitacional Vicente Pires, DF, danificou oito carros...

Fachada da Câmara Legislativa em Brasília com câmeras fotográficas e elementos de crise urbana, representando concurso de fotografia desnecessário.
Distrito FederalOpiniãoPolítica

CLDF ignora crises em Brasília e lança concurso de fotografia desnecessário

Em 2026, a CLDF lança concurso de fotografia 'Brasília Sob Lentes' ignorando...

Rua na Asa Norte, Brasília, com sinalização de interrupção no abastecimento de água pela Caesb.
Distrito Federal

Caesb anuncia interrupção no abastecimento de água na Asa Norte neste domingo

Caesb anuncia interrupção no abastecimento de água na Asa Norte, DF, em...

Edifício do Supremo Tribunal Federal em Brasília, representando julgamento de embargos de PMs condenados no 8 de janeiro.
Distrito FederalPolítica

Alexandre de Moraes agenda julgamento de embargos de PMs condenados no 8 de janeiro

Ministro Alexandre de Moraes agenda para fevereiro de 2026 o julgamento de...