Início Distrito Federal Upa do Guará avança para concretagem da laje com investimento de R$ 17,2 milhões do GDF
Distrito FederalPolítica

Upa do Guará avança para concretagem da laje com investimento de R$ 17,2 milhões do GDF

156
Canteiro de obras da UPA no Guará com concretagem da laje e investimento do GDF.

As obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Guará, no Distrito Federal, avançam para a fase de concretagem da laje em janeiro de 2026, com um investimento de R$ 17,2 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF). Gerenciada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF), a unidade de porte 3 terá 2.632 m² e 65 leitos, incluindo 32 pediátricos, visando ampliar o atendimento de urgência e emergência na região. Localizada em Guará II, QI 23, Lote 1, próxima à estação de metrô, a UPA faz parte de um plano para sete novas unidades, com contratos firmados em junho de 2025.

Progresso das obras e próximas etapas

A construção da UPA do Guará está na etapa de concretagem da laje, com a próxima fase envolvendo o levantamento de paredes e alvenaria. Essa progressão indica um avanço significativo, conforme destacado pelo IgesDF. O objetivo é suprir a carência de atendimento inicial na região, reduzindo a sobrecarga no Hospital do Guará.

Benefícios para a população local

A nova UPA promete melhorar o acesso a serviços de saúde de urgência e emergência, especialmente para casos pediátricos. Moradores como Daniel Abreu Filho e Rayssa Silva expressam otimismo com a iniciativa, que facilitará o atendimento próximo e acessível. A proximidade com o metrô é vista como um facilitador para a comunidade do Guará.

Declarações de autoridades e moradores

A obra está bem avançada. O Guará já é contemplado com um hospital, e a chegada de uma UPA vem para agregar o atendimento inicial à população. A nossa expectativa é oferecer um serviço de excelência aos moradores da região. — Marcos Dutra Vargas

É uma novidade que realmente traz um grande destaque e reforça o compromisso com a ampliação e a qualificação do atendimento à população. — Marcos Dutra Vargas

A gente não tinha uma UPA, era carente disso, e agora vai suprir essa carência. É muito importante para a região. O Guará precisava desse atendimento. — Daniel Abreu Filho

Hoje a gente acaba sobrecarregando bastante o hospital, e isso vai dar condições para que ele atenda melhor a população. — Daniel Abreu Filho

Eu acho que é um apoio melhor, principalmente para os moradores. É mais perto, tem fácil acesso, fica próximo ao metrô. É mais uma ajuda, porque hoje em dia a gente depende muito do hospital, e está muito difícil conseguir atendimento. — Rayssa Silva

Com certeza é importante. A gente trabalha e paga imposto justamente para ter algo melhor para os moradores, um apoio melhor. — Rayssa Silva

Expectativas para o futuro

O projeto reflete o compromisso do GDF em qualificar a saúde pública no Distrito Federal. Com a UPA, espera-se uma redução na sobrecarga de unidades existentes e uma melhoria no atendimento pediátrico. A iniciativa atende a demandas antigas da população, promovendo um sistema de saúde mais eficiente e acessível.

Conteúdos relacionados

Agência da Caesb em Brasília com portas fechadas e atendimento suspenso
Distrito FederalOpinião

Caesb suspende atendimento presencial a partir das 16h de quarta-feira

A Caesb comunicou que o atendimento presencial em sua sede e escritórios...

Plenário da Câmara Legislativa de Brasília em cerimônia de título honorário
Distrito FederalOpiniãoPolítica

Irmãos Massouh recebem título de Cidadão Honorário de Brasília em meio a críticas

Os irmãos empresários de origem síria Bassam e Hanna Massouh receberão amanhã...

Cadeira de rodas vazia na UPA do Recanto das Emas em Brasília
Distrito FederalSegurança

Homem morre após passar 4 horas em cadeira de rodas na UPA do Recanto das Emas

Um homem de 49 anos identificado como Vilmar Pereira da Silva morreu...

Campos sintéticos reformados em Taguatinga e Samambaia, no Distrito Federal
Distrito FederalEsportes

Governadora Celina Leão inaugura campos sintéticos reformados em Taguatinga e Samambaia

A governadora Celina Leão inaugurou no sábado, 20 de junho de 2026,...