Início Política Lula espera que COP30 ‘empurre o céu para cima’ inspirado em crença yanomami
Política

Lula espera que COP30 ‘empurre o céu para cima’ inspirado em crença yanomami

55

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a Cúpula de Líderes da COP30, em Belém, nesta quinta-feira (6), com um discurso que invocou a crença dos indígenas yanomamis para enfatizar a responsabilidade humana perante o planeta. Como primeiro chefe de Estado a falar no evento, que se estende até amanhã (7) e precede as negociações oficiais da Conferência a partir de segunda-feira (10), Lula destacou a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento mais justo, resiliente e de baixo carbono. Ele expressou a expectativa de que a cúpula contribua para “empurrar o céu para cima”, ampliando visões além do atual horizonte ambiental.

No cerne de sua fala, Lula referenciou a perspectiva dos yanomamis, povo indígena que habita a Amazônia, segundo a qual os seres humanos devem sustentar o céu para evitar sua queda sobre a Terra, o que representaria a destruição do mundo. Essa crença, popularizada pelo livro “A Queda do Céu”, publicado em 2010 pelo etnólogo Bruce Albert com base no relato do líder yanomami Davi Kopenawa, serve como metáfora para a urgência das ações climáticas. O presidente ressaltou que tal visão reconhece o poder humano de expandir horizontes, especialmente em defesa dos mais vulneráveis diante das mudanças ambientais.

A menção aos yanomamis ganha relevância diante da grave crise humanitária enfrentada pela comunidade entre 2022 e 2023, marcada por fome, doenças e os impactos do garimpo ilegal na região. Apesar das iniciativas do governo federal desde 2023 para combater os garimpeiros e prestar atendimento aos indígenas, as consequências persistem, reforçando a importância de abordagens sustentáveis discutidas na COP30.

Conteúdos relacionados

Edifício do Supremo Tribunal Federal em Brasília, representando julgamento de embargos de PMs condenados no 8 de janeiro.
Distrito FederalPolítica

Alexandre de Moraes agenda julgamento de embargos de PMs condenados no 8 de janeiro

Ministro Alexandre de Moraes agenda para fevereiro de 2026 o julgamento de...

Prédios residenciais luxuosos em Brasília com Congresso Nacional ao fundo, representando privilégio controverso de servidores do DF para compra de imóveis.
Distrito FederalEconomiaPolítica

Servidores do DF recebem privilégio controverso para comprar imóveis com licença-prêmio

Servidores do DF ganham privilégio polêmico ao converter licença-prêmio em créditos para...

Fachada da Câmara Legislativa do DF em Brasília, com atmosfera sombria representando falhas no combate ao abuso infantil.
Distrito FederalPolíticaSegurança

Câmara Legislativa do DF aprova lei que expõe falhas no combate ao abuso infantil

Câmara Legislativa do DF aprova lei que obriga treinamento de professores para...

Viatura policial brasileira acidentada em rua de Brasília, representando custos estatais de acidentes.
EconomiaPolíticaSegurança

Nova lei de Roosevelt Vilela sobrecarrega Estado com custos de acidentes em viaturas

A nova lei de Roosevelt Vilela impõe ao Estado a responsabilidade total...