Início Política Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura à Presidência com aval do pai preso
Política

Flávio Bolsonaro anuncia pré-candidatura à Presidência com aval do pai preso

39

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou nesta sexta-feira (5) que será o candidato da família à Presidência da República em 2026, seguindo orientação direta de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada após uma visita de Flávio à Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde Jair cumpre pena de 27 anos por conspiração golpista. Em postagem nas redes sociais, Flávio enfatizou a responsabilidade de continuar o projeto bolsonarista, criticando o atual governo por instabilidade, insegurança e desânimo. Ele mencionou prioridades como o roubo de aposentados pelo governo, domínio de narcoterroristas em cidades, saques em estatais, aumento de impostos e falta de perspectivas para as crianças, citando Deus seis vezes no texto.

A escolha ocorre em meio à inelegibilidade de Jair Bolsonaro, determinada pela Justiça Eleitoral por abuso de poder. Flávio assumirá a coordenação de negociações para montagens de palanques estaduais em nome do bolsonarismo. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que também era cotada, divergiu publicamente com Flávio sobre uma aliança no Ceará envolvendo Ciro Gomes (PSDB), mas sua posição prevaleceu. O deputado Eduardo Bolsonaro, atualmente nos Estados Unidos, elogiou a pré-candidatura do irmão, enquanto Michelle postou uma mensagem de boa sorte. Ambos visitarão Jair na prisão na próxima terça-feira, autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes.

No PL, o anúncio foi bem recebido, com o presidente Valdemar Costa Neto afirmando que “se Bolsonaro falou, está falado” e confirmando o apoio ao senador. No Centrão, a reação foi cautelosa, com Antônio Rueda, copresidente da federação União Brasil-Progressistas, defendendo um caminho de construção em vez de confronto. Para a base governista, como o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, a decisão fragiliza uma possível candidatura de Tarcísio de Freitas (REP) e fortalece as chances de reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva, com apostas de que Tarcísio opte pela reeleição ao governo de São Paulo.

Jair Bolsonaro, da prisão, orienta Flávio a adotar uma postura combativa contra Lula, visando reavivar a polarização que o levou à Presidência em 2018.

Conteúdos relacionados

Edifício do Supremo Tribunal Federal em Brasília, representando julgamento de embargos de PMs condenados no 8 de janeiro.
Distrito FederalPolítica

Alexandre de Moraes agenda julgamento de embargos de PMs condenados no 8 de janeiro

Ministro Alexandre de Moraes agenda para fevereiro de 2026 o julgamento de...

Prédios residenciais luxuosos em Brasília com Congresso Nacional ao fundo, representando privilégio controverso de servidores do DF para compra de imóveis.
Distrito FederalEconomiaPolítica

Servidores do DF recebem privilégio controverso para comprar imóveis com licença-prêmio

Servidores do DF ganham privilégio polêmico ao converter licença-prêmio em créditos para...

Fachada da Câmara Legislativa do DF em Brasília, com atmosfera sombria representando falhas no combate ao abuso infantil.
Distrito FederalPolíticaSegurança

Câmara Legislativa do DF aprova lei que expõe falhas no combate ao abuso infantil

Câmara Legislativa do DF aprova lei que obriga treinamento de professores para...

Viatura policial brasileira acidentada em rua de Brasília, representando custos estatais de acidentes.
EconomiaPolíticaSegurança

Nova lei de Roosevelt Vilela sobrecarrega Estado com custos de acidentes em viaturas

A nova lei de Roosevelt Vilela impõe ao Estado a responsabilidade total...