O Correio Braziliense promove nesta terça-feira (9/12) o lançamento da primeira edição do Prêmio JK, uma iniciativa que visa homenagear personalidades marcantes na história de Brasília. O evento, realizado no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU), destaca trajetórias em diversas categorias, como esporte, cultura, sustentabilidade, agro, empreendedorismo, educação, direito e justiça, indústria e tecnologia, inclusão e voluntariado, saúde, gestão pública, turismo e eventos, comércio e serviços, entidade de classe, inovação e economia criativa. Inspirado no ex-presidente Juscelino Kubitschek, fundador da capital, o prêmio simboliza avanços e sonhos realizados, com o objetivo de se tornar uma tradição anual no Distrito Federal.
Entre os homenageados, está o ator, diretor, produtor e ex-secretário de Cultura Guilherme Reis, falecido em setembro aos 70 anos, que recebe um reconhecimento póstumo. Além das categorias principais, há homenagens especiais para quatro personalidades que se destacaram em múltiplas áreas, cujos nomes serão revelados durante a cerimônia. A seleção dos agraciados foi realizada pela redação do jornal, que completa 65 anos em abril, consolidando seu papel como principal veículo de cobertura das histórias da cidade. O grupo Diários Associados, ao qual o Correio pertence, celebrou recentemente seu centenário com eventos como o musical Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão.
Idealizado pelo presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado, e pela diretora de redação, Ana Dubeux, o prêmio busca destacar legados que inspiram orgulho na comunidade. “Nós contamos todos os dias as histórias que marcam a cidade. Faltava mostrar, do ponto de vista de quem faz a cobertura, aqueles que deixarão um legado, uma memória de orgulho por tê-los na nossa cidade”, afirmou Machado. Dubeux complementou que o evento encerra o ano com alegria e empatia pela capital, após intensas coberturas jornalísticas.