Início Política Lula anuncia fim da escala 6×1 e celebra avanços sociais em pronunciamento de Natal
Política

Lula anuncia fim da escala 6×1 e celebra avanços sociais em pronunciamento de Natal

34

Em pronunciamento na véspera de Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou os avanços sociais e econômicos alcançados pelo Brasil em 2024, um ano descrito por ele como “histórico e difícil”. Lula enfatizou a saída do país do mapa da fome, atribuída a investimentos no Bolsa Família, na valorização do salário mínimo, no apoio à agricultura familiar e na geração de empregos. Segundo o presidente, o Brasil iniciou o ano com 33 milhões de pessoas passando fome, mas encerra o período com conquistas que beneficiam a população, como a retirada de mais de dois milhões de beneficiários do Bolsa Família devido à melhoria de renda.

O presidente também celebrou iniciativas como o programa Pé de Meia, que incentivou jovens a permanecerem na escola, e os programas Gás do Povo e Luz do Povo, direcionados a famílias de baixa renda. Lula apontou indicadores econômicos positivos, incluindo a melhor taxa de desemprego da história, renda média recorde e crescimento do emprego com carteira assinada. Além disso, mencionou que a inflação acumulada nos últimos quatro anos será a menor de todos os tempos e destacou o fim do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, medida que entrará em vigor em janeiro e deve aliviar o orçamento familiar.

Na pauta trabalhista, Lula anunciou que trabalhará pelo fim da escala 6×1 de trabalho, sem redução salarial, argumentando que não é justo trabalhar seis dias e descansar apenas um para cuidar da família e viver. Ele reforçou o compromisso de combater privilégios para garantir direitos à maioria. O pronunciamento foi encerrado com desejos de Feliz Natal e a afirmação de que o Brasil “voltou a sonhar”.

Conteúdos relacionados

Edifício do Supremo Tribunal Federal em Brasília, representando julgamento de embargos de PMs condenados no 8 de janeiro.
Distrito FederalPolítica

Alexandre de Moraes agenda julgamento de embargos de PMs condenados no 8 de janeiro

Ministro Alexandre de Moraes agenda para fevereiro de 2026 o julgamento de...

Prédios residenciais luxuosos em Brasília com Congresso Nacional ao fundo, representando privilégio controverso de servidores do DF para compra de imóveis.
Distrito FederalEconomiaPolítica

Servidores do DF recebem privilégio controverso para comprar imóveis com licença-prêmio

Servidores do DF ganham privilégio polêmico ao converter licença-prêmio em créditos para...

Fachada da Câmara Legislativa do DF em Brasília, com atmosfera sombria representando falhas no combate ao abuso infantil.
Distrito FederalPolíticaSegurança

Câmara Legislativa do DF aprova lei que expõe falhas no combate ao abuso infantil

Câmara Legislativa do DF aprova lei que obriga treinamento de professores para...

Viatura policial brasileira acidentada em rua de Brasília, representando custos estatais de acidentes.
EconomiaPolíticaSegurança

Nova lei de Roosevelt Vilela sobrecarrega Estado com custos de acidentes em viaturas

A nova lei de Roosevelt Vilela impõe ao Estado a responsabilidade total...