A Caesb e o GDF avançam na regularização de ligações clandestinas de água na Fercal, mas o problema persiste e gera prejuízos contínuos ao sistema de saneamento do Distrito Federal. As novas regras substituem multas por advertências, limitam a cobrança retroativa e permitem parcelamento em até 36 meses, com desconto de 50% para usuários da Tarifa Social. A iniciativa busca reduzir perdas de água e combater o desperdício, porém revela falhas históricas na fiscalização que ainda afetam milhares de famílias.
Regras que aliviam dívidas antigas
A empresa adotou normas da Adasa para evitar cobranças excessivas e criou um ponto de atendimento do projeto Água Legal na região. Mais de mil ligações já foram regularizadas desde o início das ações. Moradores agora podem quitar débitos de forma parcelada sem perder o acesso ao serviço, embora a demora na solução expresse a dificuldade de universalizar o saneamento básico na área.
Posicionamento das autoridades
A governadora Celina Leão destacou o caráter social da medida.
O presidente da Caesb, Luis Antonio Reis, reforçou a parceria entre órgãos públicos e a aceitação da comunidade.A ação da Caesb de retirar as multas é uma decisão de governo. Isso dá dignidade às pessoas e para as famílias que vivem aqui
Celina Leão
O GDF, a Administração da Fercal e a Caesb se uniram para regularizar as ligações de água. A comunidade aceitou bem o que foi proposto e estamos trabalhando junto com as pessoas. Criamos um ponto de atendimento com o nosso projeto Água Legal. Já regularizamos mais de mil ligações
Luis Antonio Reis
Apesar dos avanços, a regularização ainda enfrenta desafios operacionais e demanda maior agilidade para atender toda a demanda local.