Início Distrito Federal Portal espiritual se abre: Igreja Messiânica promove cultos especiais no Dia de Finados
Distrito Federal

Portal espiritual se abre: Igreja Messiânica promove cultos especiais no Dia de Finados

51

A Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB) prepara uma programação especial para o Dia de Finados, com destaque para o tradicional Culto às Almas dos Antepassados. Em Brasília, na sede localizada na entrequadra 315/316 Norte, o evento ocorrerá amanhã, às 17 horas, reunindo fiéis que se preparam durante todo o ano para essa celebração. Paralelamente, um grupo de peregrinos partiu ontem rumo ao Solo Sagrado de Guarapiranga, em São Paulo, considerado o maior takamahara do Ocidente, inspirado na mitologia japonesa como morada dos deuses celestiais. Os cultos em São Paulo serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais da igreja a partir das 7h30 de sábado (1/11) e domingo (2/11), com exibição disponível na sede de Brasília para quem desejar assistir coletivamente.

No culto presencial de domingo, os participantes preenchem formulários com dados de entes falecidos, permitindo orações em homenagem a eles. A ministra Ana Lúcia explica que a igreja, de viés espiritualista, valoriza a conexão com o mundo espiritual e integra isso à cultura geral. “Nós somos espiritualistas e acreditamos na existência do mundo espiritual. Honramos nossos antepassados e eles já fazem parte da nossa cultura de forma geral”, afirma. Ela ressalta o significado especial da data: “Acreditamos que abre-se um portal em todos os níveis espirituais e nossos antepassados são convidados a receber esse nosso amor”. A preparação anual reflete a crença de que as ações dos descendentes repercutem nos antepassados, e vice-versa, promovendo uma troca de empenho e amor.

Depoimentos de fiéis destacam a importância pessoal do evento. A administradora Leilian Neves, 40 anos, participa pela quarta vez com o marido, José Apolinário, para cultuar sua mãe falecida há seis anos. Ela relata uma experiência de cura ligada a uma bisavó durante uma peregrinação anterior. A estudante Hannyne Santana, 19 anos, estreia na viagem para agradecer bênçãos e melhorias em sua saúde via Johrei, ritual de purificação espiritual por imposição de mãos. Já a aposentada Maria José da Silva, 82 anos, vai pela 47ª vez, descrevendo o culto como uma elevação espiritual e energia positiva para a família.

Fundada no Japão em 1935 por Mokiti Okada, conhecido como Meishu-Sama, a Igreja Messiânica Mundial chegou ao Brasil com cerca de 500 unidades Johrei Center e 1,8 milhão de seguidores, dos quais mais de meio milhão ministram Johrei. A instituição busca difundir uma cultura espiritual integrada ao desenvolvimento material, visando o advento do Paraíso Terrestre.

Conteúdos relacionados

Edifício do Supremo Tribunal Federal em Brasília, representando julgamento de embargos de PMs condenados no 8 de janeiro.
Distrito FederalPolítica

Alexandre de Moraes agenda julgamento de embargos de PMs condenados no 8 de janeiro

Ministro Alexandre de Moraes agenda para fevereiro de 2026 o julgamento de...

Lata de fórmula infantil Nestlé contaminada em cozinha de Brasília, representando intoxicação de bebês no Distrito Federal.
Distrito FederalSegurança

Dois bebês intoxicados por fórmula infantil contaminada da Nestlé no Distrito Federal

Dois bebês no Distrito Federal foram intoxicados por fórmula infantil contaminada da...

Prédios residenciais luxuosos em Brasília com Congresso Nacional ao fundo, representando privilégio controverso de servidores do DF para compra de imóveis.
Distrito FederalEconomiaPolítica

Servidores do DF recebem privilégio controverso para comprar imóveis com licença-prêmio

Servidores do DF ganham privilégio polêmico ao converter licença-prêmio em créditos para...

Estação de GNV na Asa Norte com carro colidido e vazamento de gás, viaturas de bombeiros no local.
Distrito FederalSegurança

Colisão de carro causa vazamento de gás em estação de GNV na Asa Norte

Acidente com Fiat Uno causa vazamento de GNV em estação na Asa...